Muitas vezes temos vontade de comer um quindim, mas quando pensamos na quantidade de gemas que se gasta, acabamos desistindo porque nos perguntamos, o que vamos fazer com as claras? É simples, no momento do preparo do quindão, podemos colocar as claras em um vidro com tampa, higienizado, e levar ao freezer. No final dessa receita, temos o prazo das claras no freezer. Algumas sugestões para o gasto das claras, podemos preparar um pudim de claras, suspiros, bolo de claras, omeletes, suflês e tantas outras receitas.
Ingredientes:xícara usada com capacidade de 240ml
15 gemas peneiradas
1 1/2 xícara (chá) de açúcar
3 colheres (sopa) de manteiga derretida Manteiga e açúcar para untar e polvilhar a fôrma
Modo do preparo:
1 - Para derreter a manteiga, leve ao micro-ondas numa tigela refratária por 20 segundos e mexa quando tirar para que fique uniforme.
2 - Numa tigela grande junte o coco, o açúcar e misture bem com as mãos, esfregando, até formar uma massa úmida e levemente compacta, parecendo areia molhada.
3 - Acrescente a manteiga derretida e misture novamente com as mãos.
4 - Cubra a massa com filme e deixe descansar na geladeira por 1 hora – esse descanso é essencial para o coco liberar sabor ao quindim e ficar bem úmido depois de assado.
5 - Faltando 20 minutos para terminar o tempo de descanso na geladeira, aproveite para separar as gemas das claras.
6 - Coloque uma peneira sobre uma tigela média.
7 - Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez, transferindo as gemas para uma peneira de malha fina as claras para outra tigela.
8 - Com um garfo, fure as gemas e deixe o líquido escorrer para a tigela, podendo ajudar com a colher.
9 - Passe delicadamente as costas de uma colher pela peneira para agilizar o processo, mas sem pressionar demais – peneirar as gemas serve para eliminar a película que pode deixar o quindão com aroma forte de ovo.
10 - Passado o tempo de descanso, retire a mistura de coco e açúcar da geladeira e solte o coco com a colher de pau.
11 - Junte as gemas peneiradas e misture com uma espátula de silicone para incorporar – evite bater a massa, isso pode deixar o quindim opaco.
12 - No início ela parece dura mas vai amolecendo conforme as gemas vão sendo incorporadas.
13 - Deixe a massa repousar na tigela em temperatura ambiente por 30 minutos.
14 - Pré-aqueça o forno a uma temperatura de 180ºC.
15 - Leve uma chaleira com cerca de 7 xícaras de água ao fogo médio – ela vai ser usada para assar o quindim em banho-maria, é bastante água mesmo, para não secar no forno.
16 - Unte generosamente com manteiga uma fôrma com furo no meio de 18 cm de diâmetro ou forminhas individuais.
17 - Polvilhe com açúcar para cobrir bem a superfície e ainda sobrar uma camadinha fina no fundo da fôrma (cerca de 2 colheres (sopa) são suficientes).
18 - Transfira a massa do quindão para a fôrma preparada.
19 - Cubra o fundo de uma assadeira com um pano de prato dobrado, coloque a fôrma do quindão sobre o pano, leve ao forno e só então preencha a assadeira com a água fervente até cobrir metade da fôrma – o pano de prato serve para deixar o quindão bem liso, pois evita de a fôrma bater na assadeira durante o cozimento.
20 - Deixe assar por cerca 1h30, até a superfície do quindão ficar levemente dourada, e sequinha.
21 - Para garantir o ponto, espete um palito: a massa do quindão sob a camada de coco deve ter uma leve resistência, indicando não estar mais líquida.
22 - Retire do forno e deixe amornar fora da água por cerca de 30 minutos – é mais fácil desenformar o quindim morno.
23 - Para desenformar, passe a ponta de uma faca para descolar o coco da lateral e do cone central.
24 - Cubra a fôrma com um prato e vire de uma só vez.
25 - Deixe esfriar completamente em temperatura ambiente antes de servir ou leve à geladeira por 3 horas.
Dica: As claras podem ser armazenadas na geladeira por até dois dias ou 1 mês no freezer para uma próxima receita e para descongelar deixa o vidro com as claras na geladeira até ficar natural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário