terça-feira, 11 de maio de 2021

Microondas x Forno e Fogão Convencional

É claro que o microondas nunca vai substituir seu fogão convencional, mas é possível fazer as suas receitas comuns, basta saber como converter o tempo e seguir algumas regras para suas receitas darem certo.

Como Converter o Tempo: no microondas geralmente o COZIMENTO é 1/4 do tempo do fogão convencional, mas claro que isso pode variar de acordo com a marca e modelo do aparelho. Para fazer a conversão siga as seguintes regras:

1 - Receita Tradicional - se o cozimento em forno convencional dura 60 minutos, no microondas será de 24 minutos, ou seja a redução do tempo será de 2/3 do tempo do forno convencional.

2 - Receitas Dobradas: se fizer uma receita dobrada, não dobre o tempo de cozimento, apenas adicione 1/4 ou 1/3 do tempo, ou seja apenas 15 ou 20 minutos a mais do tempo normal que é de 60 minutos.

3 - Metade da Receita: se fizer apenas a metade de uma receita, também não deve reduzir o tempo pela metade, reduza apenas 1/3 do tempo, ou seja em uma receita que leva 30 minutos no forno convencional você deve reduzir 10 minutos.

No microondas o sabor fica mais acentuado, por isso reduza a quantidade de sal e temperos, se for necessário mais adicione depois ou no meio do preparo.

No microondas a evaporação dos líquidos é menor, por isso sempre reduza a quantidade de líquido das receitas.

Quando fizer qualquer receita no microondas tome cuidado para não transbordar, para evitar que isso aconteça use recipientes altos.

Sempre use ingredientes em temperatura ambiente para não alterar o tempo de preparo das receitas.

*Para receitas que utilizem maisena, deixe para adicioná-la quando os líquidos estiverem quentes.

Se o seu microondas não doura, dê mais cor a peixes e carnes pincelando um pouco de catchup, cerveja preta ou mostarda, colorau, páprica, maionese ou caldo de carne.

Para dar mais cor aos bolos e tortas doces, use mel, geleias ou açúcar mascavo.
Print Friendly and PDF

Nenhum comentário: