quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Substituindo o Açúcar Refinado pelo Adoçante Aprovado

Algumas dicas que ajudam muito as pessoas que tem problemas com com diabetes ou outro tipo de proibição com qualquer tipo de açúcar. Eu pesquisei e testei bastante para conseguir reproduzir algumas receitas com a devida substituição.

1 - Substituindo o açúcar refinado pelo adoçante LÍQUIDO.
Devemos dividir o número total de gramas de açúcar especificados na receita por 12,5, para que o resultado seja em ml que é a medida do adoçante líquido. 
Assim, 250g de açúcar por 12,5 nos darão 20 ml de adoçante líquido (cada colher de sopa rasa contém 12 gotas).

2 - Substituindo o açúcar refinado pelo adoçante EM PÓ.
- Quando numa receita indicar um nº de colheres de açúcar refinado vai equivaler o mesmo nº de colheres pelo adoçante culinário em pó. Assim, 3 colheres de açúcar vai equivaler 3 colheres de adoçante em pó.
- Mas quando na receita indicar o açúcar refinado em gramas, teremos de dividir o número total de gramas por 10 , para que o resultado seja em gramas. Assim, 250g de açúcar dividido por 10 nos darão 25 g de adoçante em pó (cada colher de sopa rasa equivale a 1,2 g).

3 - Dicas importantes para quem vai usar o adoçante:
Quando a receita pedir para bater todos os ingredientes juntos, aumente o tempo de batedeira, para que haja adequada homogeneização dos ingredientes e incorporação de ar;
Nas massas sempre bata o adoçante com a manteiga para que haja incorporação de ar resultando em melhor textura da preparação;

4 - As preparações feitas com adoçante não terão a mesma cor comparadas às receitas com açúcar, pois o adoçante não carameliza como o açúcar. Para melhorar a aparência da preparação com adoçante culinário, você pode adicionar cacau à receita, essência de baunilha ou outros ingredientes que deem cor à preparação.

5 - O tempo de cozimento de receitas com adoçante, em geral, é menor que nas receitas com açúcar. Para bolos, a redução do tempo de cozimento é, em média, de 7 a 10 minutos e para biscoitos, de 1 a 2 minutos.

6 - Em caldas e molhos, o cozimento também será mais rápido, pois não haverá caramelização.

7 - Para polvilhar sobre bolos, tortas, você pode misturar para cada 5 colheres (sopa) de adoçante culinário em pó +1 colher (sopa) de maisena + algumas colheres de canela em pó (para dar cor e sabor), passando toda mistura por peneira fina.
Print Friendly and PDF

Nenhum comentário: