- Os alimentos que são consumidos crus e com a casca, devem ser lavados em água corrente e de preferência em alguns passar uma escovinha só para esse fim. Encha uma bacia com água e misture o sanitizante ou no caso de água sanitária use 1 colher de sopa para cada litro de água e deixe de molho por 10 a 15 minutos. Após, enxague sob água corrente e use ou seque bem e guarde na geladeira.
- Armazene os ovos nas prateleira e não nas portas da geladeira e quando precisar usá-los, deixe em temperatura ambiente por, no mínimo, 2 horas. Lave os ovos em água corrente apenas na hora de usar, seja qual for o método do preparo. A casca do ovo tem uma proteção natural que dificulta a entrada de micro-organismos.
- Para higienizar a pia e bancada, lave com água e sabão e separe uma bucha só para esse fim. Essa bucha deve ser lavada com detergente e retirada toda água. Mas troque a bucha regularmente.
- Para a tábua de carne, pelo menos uma vez ao mês, mergulhe a tábua já lavada na solução de 1 colher de sopa de água sanitária para 1 litro de água e deixe completamente imersa nessa solução por 15 minutos e depois lave com água e sabão e deixe secar bem antes de guardar.
- Para fazer um arroz branco ou parbolizado soltinho a proporção é sempre de uma medida de grão para 2 medidas de água e o arroz dura uns 3 dias na geladeira depois de cozido.
- Já no caso do arroz integral a proporção é de 3 medidas de água para cada 1 medida de grão.
- Em refogados o alho só entra na panela depois que a cebola estiver refogada.
- Se for fazer feijão na panela de pressão use 1 medida do feijão de molho escorrido para 3 medidas de água.
- Já no caso de fazer o feijão em panela convencional, use 1 medida do feijão de molho escorrido para 8 medidas de água.
- Para assar batatas inteiras ou em pedaços no forno, cozinhe-as um pouco em água antes de levar ao forno. Assim, ficam macias por dentro e crocantes por fora e ainda diminui o tempo de forno.
- Para fazer 1 ovo quente que é a clara macia e gema bem mole, deixe cozinhar por 4 minutos. Para o ovo mollet que é a clara cozida firme e a gema mais líquida deixe cozinhar por 6 minutos. Para o ovo com gema cremosa deixe cozinhar por 7 minutos e para o ovo cozido perfeito o tempo de cozimento é de 12 minutos.
- Para obter uma superfície mais crocante aos pratos gratinados, misture um pouco de farinha de rosca ao queijo parmesão ralado que normalmente é utilizado.
- Obtenha um alho mais saboroso, retire a casca do dente de alho, corte-o ao meio no sentido do comprimento e elimine o miolo esverdeado.
- Se errar no sal na hora de temperar purê de batatas, adicione um pouco de creme de leite na preparação e misture.
- Para retirar a pele do amendoim, coloque em um tabuleiro e leve ao forno médio (180º C) por 15 minutos.
- Retire do forno, deixe esfriar e esfregue com a palma das mãos, até retirar toda a casca.
- Para o caldo do feijão ficar mais grosso, retire alguns grãos e coloque-os num prato e amasse com um amassador. Devolva para a panela, misture e deixe ferver até obter o ponto desejado.
- Para conseguir um arroz mais branco e soltinho, pingue algumas gotas de suco de limão na água do cozimento.
- Ao preparar caldas, substitua o açúcar refinado pelo cristal, pois ele derrete mais rápido, fica mais fino e não escurece tanto quanto o refinado.
- Ao fazer mousse de liquidificador, quanto mais tempo bater, mais aerada ela vai ficar e com uma melhor consistência.
- Essa é das antigas, para retirar o soro do creme de leite, deixe a lata na geladeira por 1 hora e em seguida, faça um pequeno furo no fundo da lata e escorra o líquido que é o soro.
- Quando usar banana ou maçã em suas receitas, evite que elas escureçam depois de picadas, deixando em uma mistura de um pouco de água com suco de limão por 5 minutos.
- Para os morangos se manterem firmes e limpos, coloque-os, sem tirar os cabinhos, em uma solução de água e vinagre antes de usá-los e depois, com um pano de prato limpo seque um a um e guarde na geladeira para serem usados.
- Peneire os ingredientes secos de bolos e tortas para conseguir uma massa mais fofinha.
- A relação dentre a massa do bolo e o tamanho da forma muda totalmente o bom resultado de um bolo. A regra é preencher 2/3 do volume da forma com a massa. Menos que isso o bolo vira biscoitos e mais que isso a massa transborda. Quando é indicado na receita para usar uma forma redonda média, não use uma retangular média.
- Não é frescura quando é solicitado para preaquecer o forno, porque o fermento químico é ativado em dois momentos, ao entrar em contato com líquidos e com o calor. Para o bolo crescer, o forno precisa estar preaquecido em temperatura média que é 180ºC.
- Para saber se o fermento que você tem em casa ainda está bom, coloque uma colherinha de fermento em um recipiente e pingue umas gotinhas de água, se borbulhar pode ser usado.
- Os ingredientes do bolo não devem estar muito gelados na hora do preparo, inclusive os ovos.
- Quando retirar o bolo do forno procure deixá-lo num lugar protegido de correntes de ar, para não murchar. Deixe o bolo esfriar por cerca de 15 minutos, antes de desenformar. Caso contrário, ele pode rachar.
- Se ao fazer o molho branco, ele empelotou, coloque-o no copo do liquidificador com um pouquinho de leite frio, bata e retorne para uma panela limpa e leve ao fogo brando, mexendo com a colher de pau. Quando estiver aquecido, já está pronto para ser usado.
- Para dourar a a carne de porco, adicione uma pitada de açúcar ao óleo da fritura para que ela fique douradinha.
- Para que a carne moída não forme grumos durante o preparo, descongele-a, até ficar em temperatura ambiente e sele em gordura aos poucos.
- Essa é das antigas, quem não tem um rolo para abrir massas pode usar uma garrafa lisa, sem o rótulo e limpa.
- Se no trajeto do supermercado até a sua casa a alface murchar, deixe-a de molho em água com gelo para as folhas ficarem bonitas novamente.
- Para a casca dos ovos cozidos, soltarem facilmente, basta acrescentar uma rodela de limão durante o cozimento dos ovos e ainda ajuda a não deixar o fundo da panela com mancha escura.
- Para a água do cozimento do macarrão não transbordar ao ferver, coloque por cima da boca da panela 1 colher de pau.
- Quanto mais lisa a casca do limão e da laranja, mais suco eles terão. Por isso, evite comprar limões e laranjas com a casca muito rugosa.
- Ao picar ou ralar chocolate, segure a barra com papel-alumínio para que ele não derreta com o calor das mãos. Para obter raspas pequenas, use chocolate gelado.
- Nunca adicione água fria ao cozimento de arroz, feijão e legumes, pois isso faz parar o processo de cocção. Somente água quente deve ser usado.
- Quando fritar bifes de carne ou frango, não espete-os com o garfo, pois isso faz com que fiquem ressecados.
Me chamo Vera Quinteiro e adoro compartilhar minhas receitas dos cursos feitos ao longo dos anos e testar outras que aprendo em livros ou nos programas de televisão. Qualquer dúvida ou elogio pode ser escrito na caixa de comentários que fica do lado esquerdo do blog, que eu terei o maior prazer em dar um retorno. Cozinhar não é um serviço é uma forma de amar as pessoas.
sexta-feira, 31 de maio de 2024
Dicas da Vera Aprovado
Hoje, estou compartilhando muitas dicas que podem ser conhecidas ou não, por vocês.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Bom dia de Paz, querida amiga Vera!
Ótimas dicas!
Algumas já conhecia e as pratico.
Tenha um final de semana abençoado!
Beijinhos com carinho fraterno
Boa noite, querida Roselia. Com certeza vc conhece várias dessas dicas.
Tem gente que não tem a mínima noção de como uma boa dica quebra um galho na cozinha. Acho que os meus seguidores da página do facebook são mais assíduos e gostam de imprimir aalgumas receitas. Não consigo sair dos 940 seguidores aqui do blog. E só vc e o Toninho me deixam comentários, que eu adoro. Beijos no coração e tenha uma ótima noite de soninho.
Postar um comentário