terça-feira, 31 de maio de 2022

Leite Vegetal de Amendoim Aprovado

Este leite vegetal de amendoim é um dos mais baratos e saboroso, você pode usar em receitas, tomar no café e até puro. O sabor desse leite feito com o amendoim torrado é bem mais gostoso do que com ele cru. A adição de sal é opcional, mas realça o sabor do leite de amendoim. Você pode aromatizar seu leite com 1 colher de chá de essência de baunilha ou 1 colher de chá de canela se preferir um leite de amendoim mais doce. Além disso o sabor do leite de amendoim caseiro é mais intenso que o sabor do leite de amêndoas. Se o cheiro ou o gosto do leite estiver levemente azedo é porque já está estragado e deve ser jogado fora.  


Ingredientes:
xícara usada com capacidade de 240ml

500g de amendoim torrado ou cru com selo ABICAB
3 gotas de vinagre 
10 xícaras (chá) de água morna para o processamento 
Uma pitada de sal (opcional)

Modo do preparo:
  1. Deixe o amendoim de molho numa tigela com água natural e o vinagre de um dia para o outro, dentro da geladeira coberto com papel filme. 
  2. No dia seguinte descarte a água do molho.
  3. Divida o amendoim em 3 partes e bata no liquidificador com 1/3 da água morna.
  4. Após, coe o leite para separar o resíduo, usando uma peneira bem fina ou um tecido de voil.
  5. Repita o processo mais duas vezes para acabar com o amendoim.
  6. Reserve o resíduo que sobrou na peneira ou no pano de voil para incrementar vitaminas, sucos, engrossar molhos, cremes e sopas. 
  7. Esse leite pode ficar na geladeira por até 5 dias ou pode ser congelado em vidros reciclados ou esterilizados por até 3 meses, sempre deixando uma folga de dois dedos entre o líquido e a tampa. 
  8. Para descongelar coloque o vidro com o leite de amendoim caseiro na geladeira de um dia para o outro.
  9. Você ainda pode congelar a receita de leite de amendoim em forminhas de gelo para usar em vitaminas, café ou simplesmente obter uma porção pequena.
Print Friendly and PDF

Nenhum comentário: