sábado, 14 de maio de 2022

Leite Vegetal de Aveia Aprovado

Lembrando que o farelo de aveia não pode ser usado para preparar essa receita. Se você preferir um leite de aveia caseiro menos viscoso você pode bater o leite mais uma vez no liquidificador e peneirar novamente. Importante saber que quando você deixa o leite de aveia caseiro parado, os sólidos vão para o fundo e o leite fica divido em duas camadas. Logo, basta mexer rapidamente com uma colher para misturar tudo. Esse leite engrossa, naturalmente, quando ele é aquecido.

Ingredientes:

xícara usada com capacidade de 240ml

1 xícara (chá) de aveia em flocos
3 xícaras de água filtrada + água para deixar a aveia de molho
Uma pitada de sal

Modo do preparo:
  1. Coloque a aveia em uma bacia e cubra com água, deixe de molho por pelo menos 3 horas ou de um dia para o outro na geladeira coberta com papel filme.
  2. Depois de hidratar a aveia, descarte a água do molho usando uma peneira fina. 
  3. Coloque a aveia coada no copo do liquidificador com a água filtrada e o importante é que não seja água quente.
  4. Depois de bater no liquidificador por uns 3 minutos peneire ou coe o leite de aveia caseiro utilizando uma peneira fina ou um pano de voil branco ou outro que tenha as tramas fina que é o apropriado para coar. 
  5. Coloque uma pitadinha de sal no leite para realçar o sabor.
  6. Guarde o leite na geladeira por uns 3 ou 4 dias em um recipiente fechado.
  7. Não jogue fora o resíduo do leite que ficou dentro do paninho porque pode ser usado para incrementar vitaminas, sucos, engrossar molhos, cremes e sopas.
  8. Depois de coar o leite, você pode aromatizar adicionando mel, melado, tâmaras, ameixa, castanhas, canela em pó e baunilha. 
  9. Se for aromatizado, você deve colocá-lo novamente no liquidificador e bater para incorporar os sabores e se preferir coe novamente para excluir os possíveis resíduos.
Print Friendly and PDF

Nenhum comentário: