domingo, 29 de novembro de 2015

Bacalhau Montanhês Aprovado

Minha mãezinha fazia esse bacalhau na Páscoa.


Ingredientes:

500g de bacalhau dessalgado
500g de batatas cozidas com casca
100g de azeitonas verdes picadinhas
3 gemas
1 colher (sopa) de manteiga
2 cebolas grandes cortada em rodelas finas
2 pimentões vermelhos cortado em tirinhas
Queijo parmesão ralado
1 folha de louro pequena
3 copos de água
1 1/2 colher (sopa) cheias de farinha de trigo
Farinha de rosca
Azeite
Sal
Salsa e cebolinha verde
Coentro

Modo do preparo: 
  1. Corte o bacalhau em pedaços regulares, lave bem em água corrente, ponha em uma panela junto com o louro, a salsa, o coentro e a cebolinha.
  2. Cubra com a água e leve ao fogo para ferver, quando estiver cozido, porém ainda firme, afaste do fogo e coe, retire o bacalhau e reserve a água.
  3. Retire a pele e espinhas do bacalhau.
  4. Leve uma frigideira no fogo com o azeite, frite as cebolas e depois o pimentão. 
  5. Meça 2 copos da água em que foi cozido o bacalhau e depois de fria junte as gemas e a farinha, passe pela peneira e leve ao fogo brando.
  6. Mexa sempre até engrossar, acrescente a manteiga, o queijo ralado, a salsinha, tempere com sal e misture levemente, retire do fogo.
  7. Descasque as batatas e corte em rodelas de espessura média. Reserve.
  8. Forre o fundo de um refratário untado com uma camada do creme e sobre o mesmo uma camada de bacalhau, regue com azeite,  uma de rodelas de cebolas com pimentões, uma de batata, uma de azeitonas, regue com o creme e polvilhe com o queijo ralado e repita tudo novamente devendo ser a última camada a de creme.
  9. Termine todas as camadas, polvilhe com o queijo ralado e um pouco de farinha de rosca, salpique manteiga e leve ao forno, pré-aquecido, quente por uns 15 minutos.
  10. Sirva no próprio refratário e acompanhe com arroz branco enformado e guarnecido com ervilhas, refogadas em manteiga e salsa.
Imprimir